segunda-feira, 9 de junho de 2008

PA: Alunos de Abaetetuba recebem prêmio em Brasília




abril 18, 2008

Alunos da escola São Francisco Xavier, de Abaetetuba, no Pará, receberam em Brasília o 3º Prêmio Ciência do Ensino Médio. A escola foi a única do Pará a receber o Prêmio de 40 mil reais na categoria Região Norte pela realização do Projeto Biogás que foi desenvolvido pelos alunos José Ribeiro Filho e Malaliel Costa, sob a coordenação do professor Gilberto Luis Silva.

O projeto do Biogás consiste na decomposição de material orgânico (fezes de animais e de humanos) para a produção de gás metano, a ser usado como fonte de energia. A idéia é recolher as fezes que seriam despejadas nos rios da cidade, e com o uso de um biodigestor, obter gás metano que será engarrafado para ser convertido em gás de cozinha.

O ineditismo e a sustentabilidade do projeto são as principais características que o tem levado a vencer diversas seleções para participar de feiras e mostras no Brasil e no exterior. ‘Além de pensar numa saída para evitar a poluição dos rios, o produto final, o gás de cozinha, visa eliminar o uso do carvão à lenha, e a matéria orgânica ainda se torna adubo’, destaca o professor Luis Silva.

O projeto já foi exposto na Feira Brasileira de Ciência e Engenharia 4 e 5, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo; na Mostratec (Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia), da Fundação Liberato da Cunha, em Novo Hamburgo-RS e na Fenaceb (Feira de Ciência de Educação Básica), em Belo Horizonte-MG. A participação na Mostratec credenciou o projeto a ser exibido na Milsete de Durban.

3º Prêmio Ciência do Ensino Médio

O concurso tem como objetivos: a) estimular e socializar as práticas de investigação científica nas escolas da rede pública nacional de ensino que ofertam ensino médio; b) valorizar as escolas públicas que se destaquem por iniciativas e experiências inovadoras e bem-sucedidas destinadas ao desenvolvimento da formação científica junto aos alunos de ensino médio; e c) incentivar o desenvolvimento de projetos escolares de investigação científica nas diferentes áreas do conhecimento (Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; e Linguagens, Códigos e suas Tecnologia).

Nenhum comentário: